Greve Suspensa
SHO 2009 -Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais
Registo Inicial de Propriedade através da Internet.
"Desde Setembro de 2007 que alguns procedimentos de registo automóvel já se conseguem fazer on-line, através do site www.automovelonline.mj.pt. Registo de compra e venda de um automóvel, penhora de um veículo num processo de cobrança de dívidas ou alteração do nome ou morada de uma empresa com parque automóvel são alguns dos serviços disponíveis neste portal.
A partir de agora, os cidadãos e empresas passam também a poder realizar o registo inicial de propriedade através da Internet.
Até hoje, quando um cidadão pretendia registar em Portugal um veículo comprado no estrangeiro tinha de se dirigir a um serviço de registo e o mesmo acontecia a uma empresa importadora de uma marca.
«Esta é uma funcionalidade mais vocacionada para os utilizadores profissionais. Normalmente são concessionários que importam um carro do estrangeiro e podem fazer o seu primeiro registo agora on-line», explicou à Lusa o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira.
Este registo inicial de propriedade de um veículo corresponde a 16,5% do total de actos de registo de propriedade praticados nas conservatórias, o que em 2006 representou cerca de 375 mil actos.
Para conseguir um registo automóvel on-line, os utilizadores precisam de se autenticar através do certificado digital do cartão do cidadão ou dos certificados digitais dos seus representantes legais (advogados, notários ou solicitadores)."
fonte: http://aeiou.visao.pt
Conferência "Edifícios Saudáveis e Sustentáveis"
15h30 - O que é um edifício saudável
Eduardo Oliveira Fernandes, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto
16h00 - Efeitos na saúde da poluição do ar interior
Giovanni Viegi, Instituto de Fisiologia Clínica, Itália
16h45 - O papel da ventilação e climatização
Ricardo Sá, Edifícios Saudáveis Consultores
17h15 - Da decisão e Declaração de Edifício Saudável do Edifício-Sede da Fundação Calouste Gulbenkian
Eduardo Oliveira Fernandes
17h30 – Debate
Medidas para Uma Condução Ecológica
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Toyota propõe algumas medidas a todos os condutores, para uma condução mais ecológica.
"1.Remover qualquer peso extra e cargas no tejadilho da viatura Antes de partir, pense naquilo que está a transportar no seu carro. O peso extra implica o consumo de mais energia, por isso, tente repartir o peso pelo carro. Se utiliza as barras do tejadilho para a sua carga, lembre-se que a força do vento ao bater na carga faz com que o carro consuma mais 40% de combustível do que o normal.
2. Planeie a sua viagem e evite desvios Planear as suas viagens antecipadamente (com a possibilidade de tirar vantagens do sistema de navegação) contribui para evitar desvios e o trânsito na cidade, onde o consumo de combustível é duas vezes mais alto do que em auto-estrada.
3. Evite usar o seu carro para deslocações curtas Não faça viagens curtas quando o motor está frio, pois é quando o consumo de combustível é mais alto, assim evita um gasto excessivo em combustível. 4. Verifique a pressão dos pneus Verificar a pressão dos pneus mensalmente e ajustá-la de acordo com a pressão recomendada pode fazê-lo poupar até 3% de consumo de combustível assim como ajuda a preservar os pneus por muito mais tempo.
4. Faça a manutenção do seu automóvel de acordo com o manual do proprietário Uma manutenção regular ao seu automóvel dentro dos intervalos estipulados pelo fabricante ajuda a conseguir um gasto de energia eficiente.
5. Conduzir na mudança mais alta. Uma mudança alta significa sempre uma rotação mais baixa do motor, que resulta num consumo de combustível mais baixo. Os motores modernos são muito mais flexíveis do que antes e permitem uma facilidade de transposição das mudanças fácil e rápida sem danificar o motor. A mudança ideal está entre as 2000 e as 2500 rpm.
6. Utilize os acessórios eléctricos apenas quando for necessário. Todos os acessórios eléctricos, tal como o sistema de desembaciar o vidro traseiro, luzes de nevoeiro, etc, consomem energia. A utilização do ar condicionado, por exemplo, contribui para um consumo de mais 25% de combustível. Assim sendo, os acessórios eléctricos devem apenas ser utilizados quando for necessário.
7. Siga e antecipe o trânsito Ao antecipar o trânsito, pode evitar demoras desnecessárias e mudar antecipadamente para a mudança acima (a quinta e a sexta velocidades, quando disponível, são as mais económicas), por outro lado também pode manter a velocidade e consequentemente o baixo consumo de combustível ¿ é também aconselhável a utilização correcta do pedal do acelerador.
8. Mantenha as janelas fechadas Mantendo as janelas fechadas e utilizando o sistema de ventilação, o consumo de combustível é reduzido em mais de 5%.
9. Desligue o motor se estiver parado mais do que 30 segundos Se tiver de esperar mais de 30 segundos no seu carro sem se movimentar, se possível, desligue o motor. Os automóveis parados com o motor a funcionar desperdiçam combustível."
Pontos de Carregamento para Veículos Eléctricos
Gafanhotos com Radar
Dia Internacional para a Protecção da Camada de Ozono
Dia 16 de Setembro foi a comemoração do Dia Internacional para a Protecção da Camada de Ozono, e de acordo com artigo divulgado pela Quercus Portugal continua a emitir clorofluorcarbonetos para a Atmosfera, não assegurando a recuperação da maior parte dos CFC’s contidos nos milhares de frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado em fim de vida. Continuando a respeitar a legislação, as normas comunitárias e o Protocolo de Montreal.