As Tatuagens Temporárias


As tatuagens temporárias, realizadas com henna, têm uma substância perigosa: a parafenilenodiamina, adicionada com um intuito de tornar o traço mais definido, a cor mais viva, e a secagem mais rápida.
A henna pura é um pó de cor verde, mas quando oxida toma uma coloroção castanha avermelhada e só por si é inocua, mas a parafenilenodiamina, também usadas nas tintas de aplicação capilar, pode tornar as crianças alérgicas a roupas, filtros solares e até medicamentos, alertaram esta quarta-feira dermatologistas preocupados com a aproximação
Os problemas associados às tatuagens e aos piercings estão em debate a partir de hoje no Congresso Europeu das Dermatites de Contacto, no Estoril.
Encontra-se definido que a percentagem de parafenilenodiamina nas tintas do cabelo não pode ultrapassar os seis por cento, enquanto que para as tatuagens temporárias não existe qualquer limite estipulado em legislação.
De acordo com o Jornal diário Destak, na semana passada, o INFARMED, autoridade que regula o sector do medicamento em Portugal, lançou uma alerta sobre os perigos da utilização destas tatuagens, que podem provocar danos permanentes na pele, dermatite de contacto alérgica e polisensibilização.

Nenhum comentário: