"«Os blogs estão a morrer, estão ultrapassados». A afirmação, que já está a gerar polémica no meio digital, e não só, é de Paul Boutin, um especialista em Internet, na edição digital da revista Wired. Boutin vai mais longe e dá mesmo um «conselho de amigo»: «Se está a pensar em criar um blog, não o faça. E caso já tenha um, encerre-o».
Para o especialista, o modelo está ultrapassado. «Escrever um blog hoje não é tão boa ideias como era há quatro anos porque a blogosfera se encheu de lixo», diz o especialista, «o que torna muito difícil fazer-se notar». «Só os bloggers profissionais conseguem sobressair», adianta.
Um exemplo desta realidade é o facto de a lista dos 100 blogs mais populares da lista do Technorati (motor de busca de blogs) estar cheia de bloggers e equipas que escrevem por dinheiro, «chegando aos 30 posts por dia».
«Então, para quê dar-se ao trabalho?», questiona Boutin, que recomenda aos bloggers que se expressem no Flickr, Facebook, Twitter ou YouTube. «Vivemos na era multimédia», recorda o especialista, que diz que o modelo dos blogs está «ultrapassado». Além disso, «falta-lhes o aspecto social», que são a essência de formatos como o Twitter, Flickr ou YouTube.
Mas se realmente os blogs estão a morrer, o funeral será complicado, dados que as estatísticas apontam para a existência de mais 77 milhões em toda a web. O próprio Paul Boutin é autor de um... resta saber se o encerrará também."
Este foi o artigo que li hoje, com algumas reticências sobre a sua veracidade a curto ou a longo prazo.
Os Blogs são um Mundo, quer se trate de um simples blog com poucas visitas diárias, de um blog com recordes de post e visitas ou mesmo de um fotoblog, e, na minha opinião, ao contrário do que aconteceu os dinossauros, penso que não se extinguirão.
As alternativas que o especialista em internet, Paul Boutin, refere como o Flickr, Facebook, Twitter ou YouTube, apesar de serem ferramentas mais recentes e estarem muito em voga, não permitem aos utilizadores a mesma conjugação de utilidades que um blog e rapidamente se encherão também de "lixo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário