Dia Mundial do Ambiente



Hoje é o dia Mundial do Ambiente, e eu tive oportunidade de vivenciá-lo na cidade que ocupou o terceiro lugar na lista das "Quinze Cidades Verdes" do Mundo, no ano de 2007, de acordo com o site http://www.grist.org/news/maindish/2007/07/19/cities/index.html.
Curitiba, no estado do Paraná, Brasil, é a cidade brasileira que mais recicla os resíduos produzidos: 22% de todos os resíduos produzido sofrem processo de reciclagem, mais de 450 toneladas por dia.
Nesta cidade, há uma profissão designada de "catador de lixo", encarada de forma menos nobre, mas que está presente a qualquer hora do dia por toda a cidade. Ainda não tive oportunidade de os fotografar, mas são muito semelhantes ao que se apresenta na ilustração, um indivíduo que na dianteira puxa uma espécie de carroça cheia de resíduos.

Estes actuam de forma individual, recolhendo todo o tipo de resíduos ou somente alguns específicos, vendendo-o posteriormente com o intuito de ser submetido ao processo de reciclagem. Na cidade existem também os contentores específicos para a deposição selectiva de resíduos, e veículos da perfeitura que os recolhem periodicamente.
O sistema de transportes públicos também está classificado como um dos melhores do mundo, pois há um sistema que o distingue. Por toda a cidade estão espalhados uns "tubos", a que nós chamaríamos paragem de autocarros. Estes tubos encontram-se dotados com uns torniquetes e só entra quem possui bilhete e deseja apanhar o respectivo autocarro, e de umas plataformas, com portas de abertura de correr, de forma a que o passageiro entra directamente do referido "tubo" para o autocarro. O que permite uma menor perda de tempo na entrada e saída dos passageiros e consequentemente menor gasto de combustível e menor poluição.



A cidade possui também mais de 580 metros quadrados de área verde por habitante, principalmente devido ao número elevado de parques de grande extensão e ao Jardim Zoológico - Parque Iguaçu, de entrada gratuita, (pertencente aos Serviços Públicos do Meio Ambiente), onde é possível encontrar uma grande variedade de animais.

Nenhum comentário: