Sanidade Marítima - Intoxicação alimentar em paquete

"Uma intoxicação alimentar estragou a viagem do MSC Sinfonia, navio de turismo debandeira italiana que saiu do Rio de Janeiro a 2 de Janeiro, com destino a Maceió. A embarcação, com 2 mil passageiros, ficou retida nos dias 7 e 8 de Janeiro, em Salvador, após denúncia feita à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os turistas apresentaram sintomas de vómito, diarreia, dores abdominais e de cabeça. Foram cerca de 380 as pessoas afectadas. Nos dois dias em que permaneceu na capital baiana, o navio passou por uma inspeção sanitária que, segundo a Anvisa, detectou teor de cloro fora do recomendável em pontos de distribuição de água potável. Além disso, encontrou alimentos (como a maionese) conservados de modo impróprio.
De acordo com a Anvisa, os problemas foram corrigidos imediatamente e o navio obteve permissão para partir rumo ao Rio de Janeiro. Durante a viagem de regresso, o MSC Sinfonia teve de cumprir algumas determinações feitas pelo órgão. A água mineral foi distribuída gratuitamente a todos os passageiros. Em nota, a MSC informou que 38 passageiros foram atendidos na enfermaria do navio. Outros 340 apresentaram sintomas de gastroenterite com menor gravidade e preencheram um formulário informando a agência sobre o seu estado de saúde e sobre os alimentos que haviam comido.
A Anvisa confirmou o surto de gastroenterite, mas o agente patogénico só será confirmado após análise de amostras de água e alimentos recolhidas no navio. Contudo, suspeita-se de norovírus."

Nenhum comentário: