Epidemias Globais

A OMS declarou no passado dia 11 a situação de pandemia, provocada pelo novo Influenza A. Estamos actualmente em nível 6. O Director-Geral da Saúde a propósito do anúncio da Organização Mundial de Saúde da Fase 6 da pandemia da gripe A(H1N1) redigiu um comunicado que se pode encontrar no site da Direcção Geral da Saúde.
Em termos gerais, o século XX viu três epidemias globais de gripe: 1918, 1957 e 1968.
A mais famosa foi a pandemia de 1918, equivocamente chamada de gripe “espanhola”, pois terá começado em campos militares dos Estados Unidos. O surto apareceu em plena Primeira Guerra Mundial. Os países envolvidos no conflito guardaram silêncio para não desmoralizar as tropas e as primeiras notícias sobre a mortífera gripe publicaram-se na imprensa espanhola. Daí o baptismo, com o nome do portador das más notícias (entre nós ficou também conhecida como “pneumónica”). Altamente virulento, o vírus de 1918 propagava-se 50 vezes mais rápido do que o da gripe comum. Terão morrido entre 30 milhões a 50 milhões de pessoas. A sua taxa de mortalidade rondaria os 3% a 5%.
A pandemia da gripe “asiática” de 1957 provocou a morte a um a dois milhões de pessoas em todo o mundo. Os avanços científicos e tecnológicos entretanto registados permitiram identificar e caracterizar mais rapidamente a pandemia. E havia novos medicamentos. A letalidade da gripe asiática foi muito baixa, inferior a 0,1%. Foi causada por um vírus A(H2N2), menos virulento do que o de 1918.
Em 1968 deu-se a última pandemia do Século XX. Nesse ano, emergiu em Hong Kong uma estirpe do vírus A(H3N2), no decurso de uma epidemia que afectava o sudeste da China. Em duas semanas, declararam-se meio milhão de casos. Foi a menos severa das três pandemias.Uma pandemia surge na sequência de um vírus novo, que tem que se impor por entre os que já circulam. E que tem “interesse” em não matar todos os seus hospedeiros. Uma visão darwinista dos vírus Influenza: http://bit.ly/GiCcW.
No que se refere à nova estirpe do vírus da Gripe A(H1N1) encontram-se registados:
- 34595 casos confirmados em todo o mundo, com 164 óbitos;
- 2269 casos confirmados nos países da EU e EFTA, sendo a Espanha e o Reino Unido os que notificaram maior número de casos; 588 casos de transmissão secundária ou terciária. A vigilância da gripe foi intensificada em todos os países, foram activados os planos de contingência e foram tomadas medidas de controlo da infecção. Em Portugal foram confirmados 3 casos, 1 importado do México, outro de Nova Iorque e o terceiro do Canadá.

Nenhum comentário: