REVIVE detectou 20 espécies de mosquitos


O programa REVIVE - Rede de Vigilância de Vectores, com o objectivo de etectar se existem mosquitos infectados que possam transmitir ao homem doenças, como a malária ou o dengue, identificou, em três anos, quase 78 mil mosquitos em 44 concelhos, mas não foram encontradas espécies invasoras ou vírus que provoquem doenças ao homem.

Os picada dos mosquitos existentes em Portugal não provocam mais que uma comichão, apesar de serem incómodos. No entanto, é importante o controlo de portos e aeroportos, que impeçam a entrada de vectores ou doenças.


"Em Portugal continental não existe o vector do dengue, o mosquito foi identificado há alguns anos na ilha da Madeira, mas neste momento não há mosquitos infectados".segundo a responsável pela coordenação do programa REVIVE - Maria João Alves.

A mesma acrescenta ainda que "Estamos a fazer vigilância e qualquer alteração no número de espécies, por exemplo detectar espécies invasoras ou mosquitos infectados, pode levar a atitudes de tomada de controlo e de prevenção."
Nos três anos de existência do REVIVE foram identificados "67.431 mosquitos adultos e 10.279 mosquitos imaturos em 44 concelhos de Portugal. Foram identificadas 20 espécies de mosquitos, não foram identificadas espécies invasoras."

in www.gripenet.pt

Nenhum comentário: