Alerta Nível 5 - Gripe Mexicana

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para o nível 5 o alerta por causa da gripe mexicana, informou em Genebra a directora-geral da organização, Margaret Chan, acrescentando que todos os países devem activar os seus planos de preparação contra uma pandemia. O alerta ficou agora a um passo do seu nível máximo, o 6, e significa que uma pandemia está iminente.

O anúncio foi feito às 21 horas de ontem, 29 de Abril de 2009, depois do fim da reunião do Comité de Urgência da organização, constituído por cerca de 15 peritos internacionais e que foi chamado a discutir precisamente o aumento de nível. “Todos os países devem activar imediatamente o seu plano de preparação para a pandemia”, avisou a directora-geral da OMS, falando numa teleconferência, em Genebra.

A fase 5 indica “um sinal forte de que uma pandemia está iminente”. O critério principal para anunciar um nível de alerta destes é a doença ter desenvolvido dois focos autónomos em dois países diferentes. Segundo dados dos países referidos pela própria OMS no seu site, até às 18h00 de ontem nove países relataram oficialmente 148 casos de infecções com a nova estirpe do vírus H1N1.

Nenhum comentário: